CARTE PARTICULIERE DE L’ISLE DAUPHINE - SÉCULO XVII - GRAVURAS ANTIGAS GALERY

MAPA - CARTE PARTICULIERE DE L'ISLE DAUPHINE
PIERRE MORTIER

O mapa de nosso acervo é o que está em pior estado, o mais bem gravado é apenas como demonstração.



CARTE PARTICULIERE
DE L’ISLE
DAUPHINE

"Carte Particuliere de l'Isle Dauphine ou Madagascar et St. Laurens"

Autores
Jaillot, Alexis Hubert, 1632?-1712

Mortier, Pierre (1661 - 1711)


Amsterdam - Paris




[Amsterdam: Mortier, 1693]. Cobre-gravado mapa, com a cor original completo e enfeites de ouro.

François Le Neptune, uma coleção luxuosa de cartas produzido colaborativamente por Sanson e Mortier Pierre.

Atlas Nouveau Contenant Toutes Les Parties du Monde, ou Sont exactement Remarques Les Empires, Monarchies, Royaumes, Estats, Republiques & Peuples qui fy trouuent a present. Par le Sr. Sanson, Geographe ordinaire du Roy. Presente a Monseigeur le Dauphin ... Hubert Jaillot Geographe du Roy. A Paris, Chez Hubert Jaillot


Avós Pierre Mortier 's eram refugiados franceses, que deixaram a França em cerca de 1625 para viver em Leiden. Seus pais se estabeleceram em Amsterdam, em 1661 ou 1662. Pierre Mortier cresceu em Amsterdã, mas viveu em Paris de 1681 a cerca de 1685, onde ele deve ter começado no comércio de livros. Uma vez que ele estava em Amsterdã novamente ele se especializou em livros franceses e manteve suas relações com as editoras parisienses. Amsterdam foi neste momento do mercado internacional para livros, especialmente livros proibidos por governos repressivos.

Ele se estabeleceu no campo da publicação cartográfica, oferecendo edições de mapas franceses, principalmente Sanson 'S e Jaillot' s para um público cansado das grandes ofertas, mas datada holandeses. Trabalhando em uma escala maior do que o típico mapa fólio holandês e fornecer os novos conhecimentos de geografia francesa, ele foi extremamente bem sucedido. Os gráficos em sua versão de Le Neptune François são excelentes exemplos de arte cartográfica. Eles estão entre as mais belas cartas marítimas impressos já feitos.

Esta edição do Mortier / Jaillot Atlas Nouveau tem 169 mapas (um a mais do que a contagem normal de 168) mais diagramas, páginas de texto, títulos decorados e páginas de índice. É notável pelo grande número de mapas "Theatre de la Guerre" de várias folhas que cobrem as batalhas que grassaram na Europa e nas Américas durante a Guerra de Sucessão Espanhola (1701-1713) e a Guerra do Norte (1700- 1721). O Atlas Nouveaux foi publicado pela primeira vez por Jaillot em Paris em 1681 (46 mapas) com edições posteriores por ele em 1684 (72 mapas) e 1689 (80 mapas). Em 1692, Pierre Mortier publicou sua primeira edição do atlas Jaillot com 99 mapas, outra edição seguiu em 1696 com 111 mapas. Em 1707/1708, Mortier publicou nossa edição com 168 mapas. Edições posteriores de Mortier expandiram ainda mais o atlas - 1708, 200 mapas; ca 1721, 300 mapas; ca 1735, 400 mapas. Os mapas atlas são de tamanho fólio grande, com a maioria dos mapas feitos de duas folhas e muitos mapas combinando 4 ou 6 folhas (aqueles também emitidos como mapas de parede separadamente). O atlas é mais impressionante por seu grande tamanho e número de mapas, além de estar atualizado para o seu tempo. Esta cópia colorida em contorno com relevo mostrado pictoricamente.

Mapa antigo publicado conforme a especificações acima, final do século XVII em Amsterdã.
A peça mantém todas as características originais, conforme aprecia o colecionador exigente. Assim como: colorido original, margens (bastante gastas), a peça não foi lavada ainda, por isso esta manchada, a dobra é original da editora.
Gravada sobre cobre.
Formato 63x98 cm
Raríssima

Pv. 560
(1661-1711)
_________________________
_________________________

CLIC NESTE LINK
_________________________

fale com nossa diretoria

libanoatallah@terra.com.br  

WWW.TVARTPONTO.COM


artponto.org@terra.com.br
_________________________
Líbano Montesanti Calil Atallah